6 ,7 de 9 Junho
Teatro Maria Matos
P.A.R.T.S.
New Works
19h
90 min aprox.
Sala principal com bancada
>12
5€

“Dá o primeiro passo.” Meg Stuart 

“É apenas quando o formado aprende com o não formado que existe entendimento.”  Chuang Tzu 

“Os que dançam são frequentemente considerados loucos pelos que não conseguem ouvir a música.” Tao Te Ching

 

Tornou-se tradição ao longo das edições anteriores, e faz ainda mais sentido num ano em que Anne Teresa De Keersmaeker é convidada para ser a artista na cidade de Lisboa: o alkantara festival colabora com P.A.R.T.S., a escola de dança de Bruxelas, fundada e dirigida por De Keersmaeker, e que é hoje um dos epicentros de formação em dança contemporânea do mundo.

Em 2012, dezasseis estudantes de nove países terminam o programa de quatro anos. Nos últimos dois anos (ciclo de pesquisa), o seu enfoque está na investigação artística e na criação de trabalho pessoal.

Estendendo-se por três noites, cada uma com um programa diferente, os alunos apresentam uma selecção de trabalhos que variam desde duetos até quintetos. Estes são tão divergentes quanto a dança contemporânea pode ser: íntimos ou exuberantes, viscerais ou cerebrais, gritantes ou silenciosos. Todos são o resultado de uma pesquisa pessoal arrebatada. Os primeiros passos públicos dos bailarinos e coreógrafos de amanhã.

 

June 6, 7 and 9
Maria Matos Theater
P.A.R.T.S.
New Works
7 p.m.
90 min aprox.
Main Room and balcony
>12
5€

“Make the first move.” (Meg Stuart)

“It is only when the formed learns from the unformed that there is understanding.” (Chuang Tzu)

“Those who cannot hear the music often think those who dance mad.” (Tao Te Ching)

It has become a tradition over the last editions, and it makes only even more sense in a year in which Anne Teresa De Keersmaeker has been invited as the artist of the city of Lisbon: the alkantara festival offers a stage to P.A.R.T.S., the Brussels based dance school founded and directed by De Keersmaeker, which has developed into one of the most important training centers for contemporary dance in the world.

In 2012, sixteen students from nine different countries end their four-year program. In the final two years of the program (research cycle), the focus is on artistic research and the creation of personal work.

Spread over three nights, each with a different program, the students will bring a selection of the graduation works, ranging from solos to quintets. The works are as divergent as contemporary dance can be: intimate or exuberant, visceral or cerebral, loud or quiet. All of them are the result of unbridled personal research.  The first public steps of tomorrow’s generation of dancers and choreographers.

criação e interpretação Polina Akhmetzyanova (RU), Eleanor Campbell (AU), Louis Combeaud (FR), José Paulo dos Santos (BR), Camille Durif Bonis (FR), Nestor Garcia Diaz (ES), Pavle Heidler (HR), Védís Kjartansdóttir (IS), Youness Khoukhou (MR), Renan Martins de Oliveira (BR), Radouan Mriziga (MR), Alma Palacios (FR), Mohamed Toukabri (TN), Siet Raeymaekers (BE), Michiel Vandevelde (BE) e Cyriaque Villemaux (FR) apoio à apresentação Départs com o apoio do Programa Cultura da União Europeia

 

6 e 8 de Junho
Masterclasses P.A.R.T.S.
15h
Ponto de Encontro (Espaço alkantara)

Durante duas tardes o espaço alkantara transforma-se numa sala de aulas de P.A.R.T.S. Dois professores eminentes da famosa escola de dança mostram-nos como nem toda a formação de dança implica um duche quente de seguida.

6 Junho
O filósofo Ludo Abicht questiona “Já agora, o que disse realmente Marx?” – Ponto de Encontro.

Em 2008, no clímax da crise financeira, corretores respeitáveis de Wall Street organizaram uma demonstração, carregando sinais com a inscrição “Marx estava certo!” A masterclass de Abicht questiona: porque terão subitamente redescoberto Marx, mais de 125 anos após a sua morte? O que está realmente escrito em O Capital e de que forma podem as teorias de Karl Marx ajudar-nos a compreender o sistema mundial em que vivemos?

8 Junho
O sociólogo Rudi Laermans fala sobre “O nome da dança contemporânea”- Ponto de Encontro.

O que torna a dança contemporânea? Esta masterclass coloca esta questão de uma forma multifacetada. Do ponto de vista histórico, a dança contemporânea nasceu nos anos 60 com o movimento Judson, que alargou notavelmente a definição do dançável. Isto resultou de uma situação na qual a dança age com um nome próprio que pode ou não associar-se de forma contingente a uma performance. Além disso, a dança contemporânea enfatiza a sua contemporaneidade ou a sua presença dentro da co-presença situacional do público através de diversas estratégias. No âmago deste género artístico, é também possível detectar tendências vincadas para incorporar ideias dentro da prática coreográfica – dança conceptual –, para incluir movimento não-humano – dança em geral – e para optar por diversas formas de colaboração artística – ‘commonal dance’ ou dança comunitária.

 

 

June 6 and 8
Masterclasses P.A.R.T.S.
3 p.m.
Espaço alkantara

During two afternoons the espaço alkantara turns turns into a P.A.R.T.S. classroom. Two eminent teachers of the renowned dance school will show us that not all dance training necessarily requires a shower afterwards.

June 6
The philosopher Ludo Abicht on “By the way, what did Marx really say?” – Meeting Point.

In 2008, at the climax of the financial crisis, respectable Wall Street stockbrokers and office workers organized a demonstration, carrying signs with the inscription “Marx was right!” Why did they suddenly rediscover Marx, more than 125 years after his death? What is really written in Das Kapital and in what way can the theories of Karl Marx help us understand the world system we are presently living in?

June 8
Sociologist Rudi Laermans speaks about “The name of contemporary dance” – Meeting Point.

What imakes dance contemporary? The lecture will adress this question in a mulitfaceted way. From a historical point of view, contemporary dance started in the 1960s with the Judson movement, which notably widened the definition of the danceable. This resulted in a situation in which dance acts as a proper name that may be contingently associated, or not, to a performance. Contemporary dance, moreover, stresses through various strategies its contemporanenity, or the coming into presence of movements within the situational co-presence of a public. Within this artistic genre, one can also detect a marked trend to incorporate ideas within choreographic practice (‘conceptual dance’), to include non-human movements (‘dance in general’) and to opt for diverse forms of artistic collaboratioin (‘commonal dance’).

 

7 Junho
Apresentação pública do livro: Choreographer’s Score: Fase, Rosas danst Rosas, Elena’s Aria, Bartók
16h
Ponto de Encontro (Espaço alkantara)

Anne Teresa De Keersmaeker e a teórica da performance e musicóloga Bojana Cveji apresentam a sua nova publicação A Choreographer’s Score: Fase, Rosas danst Rosas, Elena’s Aria, Bartók. O livro, com 4 DVDs, oferece uma ampla percepção sobre a coreografia e a construção dos primeiros quatro trabalhos da coreógrafa (1981-86).

 

June 7
Public presentation of the book: A Choreographer’s Score: Fase, Rosas danst Rosas, Elena’s Aria, Bartók.
4 p.m.
Meeting Point (Espaço alkantara)

Anne Teresa De Keersmaeker and the performance theorist and musicologist Bojana Cveji will present their new publication, A Choreographer’s Score: Fase, Rosas danst Rosas, Elena’s Aria, Bartók. This book with 4 DVDs give an insight into choreography and into the making of the choreographer’s four early works (1981-86).

+ Info:
Maria Matos Teatro Municipal 
alkantara festival 2012